segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

AMÉRICA FOOT-BALL CLUB DE ALFENAS EM 1916

Desejo a todos os meu amigos conterrâneos, conterrantes, simpatizantes um feliz ano de 2012, com muitas realizações para todos vocês. Que seja um ano abençoado para todos! Vamos começar esse ano publicando um texto do Jovany Sales Rey  sobre a história do América Futebol Clube. Espero que gostem. Minhas saudações a todos!

Marília Cabral



AMÉRICA FOOT-BALL CLUB DE ALFENAS EM 1916



Uma grande festa foi realizada em Varginha no dia 26 de março de 1916, em razão da visita do América Foot-Ball Club de Alfenas, assim publicado pelo jornal varginhense O MOMENTO (mantive a grafia original):
"Conforme estava anunciado, realizou-se domingo último (26), o interessante e almejado match amistoso entre as valorosas equipes do América Foot-Ball Club, da próspera cidade de Alfenas e a do Varginha Sport Club, desta localidade.
A hora do mixto, que por aqui passa às 11 horas, grande massa de povo afluiu à gare da Rede Sul Mineira para apresentar boas vindas aos dignos filhos da cidade amiga. Ali se achavam todas as classes e corporações representando nossa sociedade em geral. De todas as fisionomias um expontâneo sorriso se desprendia, traduzindo o eloquente entusiasmo que a todos dominava.
O trem, com atraso de 50 minutos, já começava a impacientar com sua demora, o crescido número do povo que a gare, extremamente pequena, não podia abrigar dos cálidos e ardentes raios do super-astro em pleno meio dia.
Precisamente, às 12 horas, mais ou menos, apareceu lá no alto, cortando o vento e devorando o espaço com fúria infernal, a locomotiva, coleando galhardamente a cauda que a precedia. poucos minutos depois, o comboio entrava, manso e submisso, contido pela massa humana. Nesse instante, música, fogos, vivas, urras, tudo enfim se confundia, tocando às raias do entusiasmo.
Um imponente prestito foi organizado para acompanhar os distintos pleyers de Alfenas até a residência do tenente Alberto Mornes, onde foram hospedados. O prestito obedecia à seguinte ordem, na frente viam-se os três lindos pendões do Brasil, Portugal e Itália, em seguida, um modesto mas expressivo estandarte do Varginha Sport Club, conduzido pela graciosa senhorita Cenira Silva e ladeado de um grupo numeroso de moças, filhas das mais distintas famílias da nossa sociedade; em terceiro plano vinham os simpáticos foot balleres vizinhos, seguidos dos nossos, todos precedidos da excelente filarmônica União Varginhense, regida pelo maestro tenente José Augusto de Lima.
A porta da casa destinada a abrigar os ilustres visitantes, o talentoso médico e empolgante orador nosso patrício dr. Manoel Rodrigues, usando da palavra em nome do nosso club e do povo de Varginha, saudou aos excelentes pleyers, rendendo-lhes, em frases eloquentes e expressivas, as homenagens devidas. Às suas palavras respondeu, em nome do América de Alfenas, o ilustre advogado dr. Almeida Magalhães, nosso prezado colega do Archivo daquela cidade.

NO GROUND
De conformidade com a prévia resolução tomada pelas respectivas diretorias, o jogo foi marcado para às 15 horas. À chuva, impiedosa mata-prazeres, ainda não havia exibido a sua tristonha carranca. Durante o dia, nuvens espaçadas cortavam o horizonte, em marcha lenta, como que se espreguiçando na imensidade do espaço, retidas pela poderosa influência dos raios solares. Mas, pouco a pouco, a abóbada se foi tornando negra, assumindo um aspecto lúgubre e pavoroso, tomando de assalto a alegria que reinava em todos os corações, convertendo-a em profunda indignação contra tão impropícios caprichos da natureza.
E a chuva caiu torrencial. O campo perde o seu aspecto festivo. As demarcações características do jogo, desaparecem, e o entusiasmo decresse em todos os espíritos.
Felizmente, às 15:30h o sol de novo apareceu e em breve o horizonte ficou desempedido, claro às vistas, com promessas de benignidade. A essa hora já havia relativa assistência no ground e a luta teve início.
O entusiasmo cresceu de novo em todos os assistentes, não só pelo efeito do jogo como pela bondade do tempo. Com a chuva, o campo tornara-se escorregadiço, dificultando muito aos rápidos "passes" e movimentos de ambos.

OS TEAMS
Estavam assim organizados: Alfenas: Rizo, Ildefonso, Rolim, Clenan, A. Jordão, A. Silveira, Nico, Luiz, Alex, Ettore e Palmeira. Reservas: A. Luiz, Galdino e Moysés. Varginha: Gomes, Toinho, J. Reis, Chair, Macalé, Lúcio, A. Figueiredo, Orlando, Jordão (cap.), Azedo e Prado. Reservas: Ladário, Cortez, Rosa, Moraes e Mário.
Referee (Árbitro): George Cox

Aos 15 minutos de haver começado o jogo, apesar da resistência oposta pelos backes, o América conseguiu o goal, marcando um ponto. O primeiro half-time correu com normalidade notável em match de tanta importância.
O Varginha Sport Club cometeu durante este tempo, algumas penalidades de "corner", porém a defesa foi sempre galharda; pois que, embora eles fossem bem tirados, o inimigo não se pode valer deles para fazer o goal. Chegada a hora regulamentar, o juiz deu por terminado o primeiro half-time, como o seguinte resultado: América 1x0 Varginha.
Após 10 minutos de intervalo o referee dá sinal e cada jogador retoma a sua posição. Mostra-se o jogo agora com mais entusiasmo e toma um aspecto bem diverso ao do 1º tempo. O Varginha Sport Club, dominado desde o início pelo América, reforça sua atividade, e assim, consegue dominar o adversário em toda a linha.
Infelizmente não conseguiu o goal, mais por falta de sorte que por imperícia, pois que, aproveitando os ótimos passes do Affonso, o Jordão por várias vezes atravessou a linha dos backes, conseguindo chegar com a bola até a porta do goal.
Ambos os teams estavam constituidos de elementos superiores, estabelecendo um certo equilíbrio, atestado pelo resultado final que foi de 1x0. Entre os jogadores do América, na nossa modesta opinião, destacavam-se o goal-keeper, o captain e o meia-extrema esquerda.
Dentre os jogadores de Varginha, destacavam-se o Affonso que, como sempre, jogou admiravelmente; o Macalé, apesar de doente e ter machucado um braço e o Orlando, que impressionou a assistência pelo seu arrojo, pela perfeita tática que mostrou, desenvolvendo um jogo belíssimo, como não esperávamos. O Chair muito se esforçou e fez o quanto pode à medida de seu alcance.
Em geral, todos estavam bons, mas notamos muita falta de training em alguns jogadores do Varginha, o que se não percebia em seus adversários. A luta terminou com a vitória do América pelo score de 1x0.
A noite houve uma imponente soirée dançante no Theatro Municipal, oferecida por nossa sociedade aos valentes pleyers de Alfenas, a que concorreu seleta e animadora assistência. Logo ao início se fez ouvir a palavra empolgante do consagrado tribuno dr. Walfrido S. dos Mares Guia, que, em breve alocução, saudou aos homenageados deixou claro o intuito dos festejos de que estavam sendo alvo, qual o de estreitar e cultivar os liames de amizade e simpatia que unem as duas frações sociais, unindo os dois povos, os dois municípios para o engrandecimento de ambos.
Sucedeu-lhe o dr. Almeida Magalhães que, com palavras comovidas, pandas de eloquência, agradeceu em nome dos filhos de Alfenas à prova de simpatia e de afeto que lhes dispensava o povo desta terra, tão bem traduzida nas expressões de seu representante. As últimas palavras do orador, foram recebidas com estrepitosa salva de palmas. A soirée prolongou-se até alta madrugada.

REGRESSO
No dia seguinte, à hora do trem mixto, que por aqui passa às 13 horas, inúmeras pessoas afluiram à gare para apresentar suas despedidas aos nossos gentilíssimos e prezados hóspedes.
Por essa ocasião houve troca de expressões significativas da fraternidade existente entre os dois povos. Em dado momento, srta. Cinira Silva, constituida representante do nosso belo-sexo, ofereceu em nome deste, um lindo ramalhete de flores naturais ao América F. C. na pessoa de seu Presidente sr. Altino Luz, como humilde recordação de sua estadia nesta cidade, ao que respondeu o representante do esporte alfenense com frases que bem traduziam a eloquente gratidão que lhe envolvia a alma.
Quando o trem deu partida, todos os corações rangeram nos gonzos da saudade, dessa saudade magnifica e dolorosa que deixa o adieu de um povo excessivamente bom, cujos feitos contidos nos limites da boa educação, deixam após, rastros luminosos e indeléveis."
Créditos para o blog: 

3 comentários:

  1. O América ainda existe?

    Se existir, consigo comprar a camisa do time em algum lugar?

    DéciO Amorim
    Alfenense

    ResponderExcluir
  2. Existe sim Décio e vou verificar a camisa para você! Por favor assine nosso blog para que possa te comunicar! Abraços

    ResponderExcluir
  3. Alô americanos de Alfenas.[
    Acesse o blog do Painho e vejam quantos escudos do nosso glorioso América, existem espalhados por este quatro cantos do pais! Com o América aonde o América estiver. Acompanhem a fundação dos mais novos Américas da história. América campeão invicto em 2010 e bicampeão 2011 - CopaOuro - Asbac-Salvador e América fundado em 2012 - disputou o título com os três gigantes da Asbac -Salvador, Copa Diamante, ficando em terceiro lugar.
    Acessem o blog do painho - Alberto de A.Sampaio - Salvador-Bahia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...