domingo, 27 de novembro de 2011

Professor João Teixeira



  • Professor João Teixeira, dono de muita terra em Alfenas, professor na faculdade, dava aula só pra passar o tempo. Mandava e Desmandava no povoado do PINHEIRINHO. Quando estufava o peito o povão até abaixava a cabeça. E quem tinha topete de chegar perto do HOMEM. Imagina mijar fora do piníco, tava lascado de vez. Mais o causo que eu quero contar é quando sua filha mais velha, Andrea moça prendada e de muita opinião, vivia especulando e vigiando os passos de sua irmã mais nova a MI. Parecia uma onça perseguindo a caça. Quando a Andrea ficou sabendo daquela amizade de sua irmã com o filho mais novo da dona Terezinha do Marcial, o Tulinho; aí ela virou uma fera. Andava de pé por pé, orelha aparada, falava baixinho, era como se a casa do professor João Teixeira virasse uma igreja. Só pra escutar as conversas da MI e do Tulinho. De repente chega o Tulinho gritando:
    - MI, MI, MI.......Vem logo.
    - O que foi que aconteceu?
    - É que sua irmã Andrea ligou pra Mãe.
    - O que que tem?
    - Mãe perdeu o controle, disse que eu tô passando o carro na frente dos boi, que eu preciso tomar cuidado com vosso Pai.
    -Cuidado com quê?
    - Mãe disse que o Professor João Teixeira já fez muita gente encontrar jesus.
    - E ocê acredita tudo que o povo fica falando por ai?
    - De tudo, tudo não. Mas se sabe comé que é....Mi se tá pensativa?
    - E o que se vai fazer?
    - Vou falar com meu Pai.
    - Você endoidô de vez!!!!!
    Mi vai se achegando, Pai quero falar com o senhor. Pode falar minha filha. Mi foi chegando pertinho, ficou olhando, alisando o resto de cabelo, deslisando a mão até na nuca e fazendo massagem nas costas, foi introduzindo assunto e mais assunto e disse:
    - Pai aconteceu uma coisa?   - O que aconteceu? - Quase nada.
    Professor João Teixeira foi demudando de cor, uma suadeira, toda movimentação da filha ele retorcia o nariz. Pois é pai a Andrea ligou pra dona Terezinha do Marcial. Pra conversa num tomar rumo diferente, MI já foi dizendo Pai sei que o senhor é fazendeiro forte, que a família da dona terezinha é mais modesta, que o senhor é quem escolhe o noivo pra filha; mas é que o Tulinho é só meu amigo e não quero que a minha irmã estrague essa amizade. Andrea tá com fogo heim? Pra não ofender e dividir opinião, vai lá buscar esse moço pra mim conhecer. Mi pegou a caminhonete Azul, regalia só consentida em ocasiões muito especias e foi buscar o amigo. Como diz o ditado é só pensar no Diabo que ele aparece, não demorou a MI buzinou. Tulinho já tremia de bater queixo, ficou avermelhado, suando que nem brasa. Tulinho já foi pedindo Mãe reza pra mim e faz aquelas simpatia, que nem benzeção, pois a MI veio me buscar pra falar com o pai dela. Tamém Mãe eu já num tou nem ligando, se ele quiser me ouvir o que eu tenho pra falar bem. Se ele me mandar pra terra dos pés juntos, vai ter que me enterrar senão quiser ver urubu voando pra riba da sua casa, tamém num me importo. Bença Mãe e que DEUS me proteja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...