segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A lenda dos crisântemos (Antônio Tiburcio)





Esta estória singulá
Que agora vô lhes contá
É cheia de muito amô:
É a lenda dos crisantemo,
Essa frô que sempre vemo
Em todos jardim de frô.

A estória vem do sertão,
Nasceu de uma devoção,
Com muita fé, muito amô;
E essa frô que que nun ixistia,
Pro mode a Virge Maria,
Crisantemo se virô!





No sertão, onde eu morava,
Tinha um cabra que gostava
Da sua noiva como que;
Chamava-se ela Rosinha,
A moça mais bunitinha
Que eu cheguei a cunhecê!

Sebastião, o noivo dela,
Contava muita rodela,
Pro mode daquele amô:
Que das muié que ixistia,
Nenhuma delas valia
Um dedo daquela frô.

Todo mundo se babava
Quando o Sebastião passava
Abraçado c'o a cabôca;
Paricia inté feitiço,
Eu que nada tinha c'o isso,
Ficava c'água  na boca.

Um amô cumo esse, anssim
Maginava eu cá pra mim,
Só memo Deus pra juntá;
Graças à Virge Maria
As bençãos do céu caía
Pro sobre aquele casá.

Ela era tão religiosa,
Devota tão frevorosa
Da Virge Santa Maria!
Tinha artá no quarto dela,
Que quarto!? Era uma capela,
De tanto santo que havia!

Todas minhã a Rosinha
Rumava pra capelinha
Da sirvintia do arraiá;
Ia pidi à Nossa Senhora
Que o home que mais adora
Pudesse c'o ele casá.

A santa quasi falava
Quando no artá jueiava
A Rosinha pra rezá;
A image quase bulia,
Parecendo que queria
C'o a Rosinha cunversá.

A seca e uma febre brava,
Pelo sertão se alastrava
E apanhô o Sebastião.
E a doença era tão forte
Que paricia que da morte
Num havia escapulição.

Rosinha saiu ligeira
E à sua Santa padruera
Suas mágoa foi reclamá:
- Sinhora, que coisa horrive!
Ficá sem ele é impussive,
Eu num posso cuncordá!

- Tem dó de mim, dá um jeitinho!
Vancê que é um amorzinho,
Cunversa o Nosso Sinhô.
Vancê que os meus passo guia,
Cunversa, Virge Maria,
Pra num levá meu amô!

-Vancê, minha Santa Virge,
Pode pidi, pedi, ixigi,
Pinitência que quisé.
Que eu cumpro cum sastifaçaõ,
Mas, sarve o meu Sebastião,
Venho cramá nos seus pé!

A santa, cumpadecida,
Vendo a moça endoidecida,
Chorando de tanta dô,
Resorveu entrá no meio,
Desceu do céu, daí veio
Oxiliá aquele amô!

- Vancê, minha Santa Virge,
Pode pidi, pede, ixige,
Pinitência que quisé,
Que eu cumpro cum sastifaçaõ,
Mas, sarve o meu Sebastião,
Venho cramá nos seus pé!

A Santa, cumpadecida,
Vendo a moça endoidecida,
Chorando de tanta dô,
Resorveu entrá no meio,
Desceu do céu, daí veio
Oxiliá aquele amô!

Falô: -  Rosinha, asseguro,
Vô entrá nisso, tá duro
Prá liviá teu coração;
Tô vendo vancê atendida,
Vô pidí uns ano de vida
Pro teu querido Bastião.

Santo Antônio é meu amigo,
Eu cum mais ele consigo
Convencê Nosso Sinhô;
Mais, si ele dá pinitência,
Vancê cumpre, tem paciência,
Pelo amô do seu amô!

- De juêio nessa hora,
Lhe juro, Nossa Sinhora,
Custe a pena que custá!
Eu, pro mode do Bastião,
Este afrito coração
Sô capaiz de intá arrancá!

Lhe disse a Virge Maria:
- Vancê vorta aqui ôtro dia,
A resposta vem sabê;
Santo Antônio tá mexendo,
Parece que já tô vendo
Nosso Sinhô lhe atendê.

Dois óio da sertaneja,
Quanda saía da igreja,
Uns pingo d'água rolô;
Sua fé lhe deu valia,
E chorava de aligria
Pensando no seu amô!

Passô a noite rezando
Tava a minhã despontando
Foi que, entonce, ela parô;
No céu inda tinha estrela
Quando dentro da capela
Os pé a Rosinha ponhô!

Ante à image, de mão posta
Foi sabê quar a resposta
Do pidido que ela feiz;
- Cum perdão, Virge Maria,
Me tira dessa agunia,
Fala logo de uma veiz!

Carma, Rosinha, paciência,
Vô te contá a pinitência
Que Nosso Sinhô exigiu:
Num é fárci não. Capaiz.
Mas eu sei que vancê faiz;
Vancê cumpre tudo, viu?

Vancê vai, percura, anda
Uma frô pra todas banda,
Percura sem discansá;
Conde ocê tivé incontrado,
Trais ela aqui com cuidado,
Bota aqui nos pé do artá.

- Imbora seja difice,
Foi Ele mermo que disse,
Que prá prová teu amô,
A coisa tá resurvida:
Ele dá os ano de vida
Quantas péta tivé a frô.

Tá nas tua mão, pois, a sorte,
A questão de vida ou morte
Do teu querido Bastião;
Eu, daqui, fico rezando,
E os teus passos vô guiando
C'o a maió sastifação.

Rosinha saiu correndo,
O coraçaõ remoendo
Na maió das afrição.
Prá todas banda que andava
Um sór de brasa queimava
Esturricando as prantação!

Improrô de porta em porta,
Mais, cadê frô? Tudo morta
Nos jardim da povoação;
E, inconte procurava,
A seca mais omentava,
Fazendo devastação!

Despois de andá muitos dia,
Bem longe da friguizia,
Uma roseira incontrô:
Só uma rosa desfoiando.
Rosinha, desesperando,
Só cinco péta contô!

Só cinco, meu Deus é pôco!
Meu coração já tá lôco,
Eu num posso cuncordá!
O tempo passa vuando,
Parece que tô enxergando
Oa cinco ano passá! ...

Na rosêra requeimada
Oiava a frô, revortada,
Sem corage de apanhá;
- Cinco ano passa dipressa...
Pois num cumpro essa promessa,
Num vale a pena casá!

Num cumprí? Que coisa feia!
Lhe veio  intonce uma idéia
Que o isprito iluminô:
Cum jeito, divagarinho,
Baxô o gaio com carinho,
E a frô cum jeito apanhô.

Inconte veio vortando,
C'um grampo, repinicando,
As péta murtipricô:
Contô cinquenta, setenta,
Só conde interô noventa
Foi que a rosinha parô!

Sastifeita, aliviada,
No artá da Imaculada
A rosa depositô.
De tanta que era a aligria,
Cantava, chorava e ria,
Pensando no seu amô!

A santa que tudo via,
Feiz que nada sabia,
Ficô bem quieta, aceitô.
Piscô os óio pra Rosinha,
Disfarçô uma risadinha
E todas péta contô.

Falô pra ela: - rosinha,
Que frô mais engraçadinha,
Eu nunca vi dessa frô!
Vai lá pra junto dele,
Vancê vai casá cum ele,
Ele agora já sarô!

Pro mode do seu amado
Vancê feiz esse pecado,
Dessa frô ripinicá;
A farta num vale nada,
Pode ficá discansada,
Inté eu fazia iguá!

Do santo oiá de Maria,
Inconte isso dizia,
Os óio d'água se encheu;
A cumpaixão era tanta
Que dos oinho da santa
Dois pingo d'água desceu!

As duas lágrima caída
Sobre as péta repartida
Daquela frô esparramô,
E a frorzinha, dali memo,
Fico sendo CRISANTEMO,
Nessa frô se transformô.

Em vorta da capelina
O Bastião mais a Rosinha
Prantô um canteiro de frô;
Cravos, violeta, sôdade,
Frô de todas qualidade,
Roseras de todas cô.

Passô-se o tempo e essa estória
Vem de memória em memória
De moradô em moradô;
A lenda já nem tem era,
A casa virô tapera,
Só o jardinzinho ficô.

Faça a seca que fizé,
A terra vira sapé,
Morre tudo de calô;
Mais, naquele jardinzinho,
Os crisantemo, verdinho,
Tá sempre cheio de frô!

3 comentários:

  1. MUITO BOM. GOSTO DESSES CAUSOS DO INTERIOR. E NÃO SABIA QUE O CRISÃNTEMO FORA CRIADO POR CAUSA DE UM AMOR. LEGAL.

    DEPOIS PASSA LÁ:
    http://thebigdogtales.blogspot.com/2012/01/lobisomens-persas-origem-7-parte.html

    ResponderExcluir
  2. LEGAL O BLOG TO SEGUINDO, SIGA-NOS...

    DIVULGUE SEU SITE OU BLOG NO SITE DE TODOS PARTICIPANTES.

    Você inclui o script em seu site ou blog, e adcionamos seu banner no sistema assim você divulga todos os partipantes e seu banner é divulgado no site ou blog de todos também.

    Solicite o script para add no seu blog no email
    agenci@psddesigner.com.br

    VEJA O SISTEMA RODANDO AQUI:
    http://www.psdesigner.com.br/conteudos.php

    Obrigado por Participar!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...